Educação - Quarta-feira, 15 de Maio de 2019

CMEI homenageia mães com almoço, apresentações artísticas e brindes

Em virtude do Dia das Mães no próximo domingo (12/5), o CMEI João Paulo II ofereceu às mães de seus alunos, nesta quarta-feira (8/5), um dia festivo, com um delicioso almoço e apresentações artísticas das crianças, cheias de amor e carinho. Mais de 40 mães prestigiaram a homenagem feita a elas, além do prefeito Ene Benedito Gonçalves (PDT), a primeira dama, Marlene Norbiato, o presidente da Autarquia Municipal de Educação, Gieverson Rodrigues e os vereadores Patrícia Deretti (PT) e Heron Amadeu (PMDB).

O evento é realizado todos os anos e já virou tradição no município. Para a diretora da instituição, Célia Lemes, o intuito é que trazer as mães mais perto dos filhos. “Muitas delas, dificilmente tem a oportunidade de aproveitar o seu filho como queriam. E, o dia das mães é um dia mais que propício para o CMEI proporcionar isso a elas”, explica Célia.

A mãe Carla Andrade é professora na rede estadual de ensino. Para assistir a homenagem da filha, ela conseguiu a liberação da diretoria do colégio. “Quando a gente é mãe, o filho vem em primeiro lugar. Não tem como não participar. Para mim, o Dia das Mães é um presente de Deus, por poder vivenciar todas essas emoções”, afirma a mãe.

Em seu discurso, o prefeito Ene reforçou que o dia das mães deve ser comemorado todos os dias pelo simbolismo que ela representa para cada ser humano. “A mãe é a figura central da nossa vida. Devemos a ela a nossa geração, a nossa criação, a educação e o carinho e o amor”, diz o prefeito.

O prefeito reforçou a extensão de uma hora a mais de expediente no CMEI, para que as mães pudessem buscar seus filhos sem maiores preocupações. “Logo que assumimos a prefeitura, vimos a necessidade de aumentar o período por mais uma hora, pois muitas mães tinham que se ausentar do emprego e ainda levar seus filhos para lá, até o final do expediente, o que dificultava a vida da mães, pois o risco de acidentes com crianças é muito alto, além de que as mães tinham esse tempo descontado no fim do mês”, reforça o prefeito.

Além das apresentações, houve um sorteio de brindes, doados pelas educadoras da instituição e de comerciantes do município. Para a diretora Celia, foi um dia de agradecimentos. “É muito bom poder contar com as pessoas nesses momentos de reconhecimento ao próximo. Foi um dia lindo, cheio de amor e de carinho, para com a nossa equipe e para com as mães. E, receber a confiança delas no cuidado que a nossa equipe tem com os seus filho, vale todo o nosso esforço”, finaliza.

BREVE HISTÓRICO - A história da escolha da data para homenagear as mães está associada à figura de uma mulher dos Estados Unidos da América chamada Anna Jarvis. A despeito de, desde a Antiguidade e a Idade Média, terem existido rituais, festividades e outras formas de manifestação cultural em homenagem às mulheres, à fertilidade e à maternidade, somente no início do século XX, por meio de Anna Jarvis, a data do Dia das Mães foi definida e, em pouco tempo, aceita em vários países.

Quando começou o Dia das Mães?

Tudo começou no ano de 1905, quando a mãe de Anna Jarvis, Ann Marie Reeves Jarvis faleceu, na cidade de Grafton, no Estado de Virgínia Ocidental, onde viviam. Foi nessa mesma cidade que Anna, com algumas amigas, começou uma campanha, inicialmente no núcleo de uma Igreja Metodista da qual fazia parte, para mostrar às outras crianças e jovens o quão importante era a figura da mãe.

Em 10 de maio de 1908, Anna conseguiu que a Igreja Metodista Andrews, de Grafton, celebrasse um culto em homenagem às mães. Esse acontecimento, até então nunca visto, logo se tornou famoso no Estado da Virgínia Ocidental, a ponto de chamar atenção do governador, que, à época, era William E. Glasscock.

Glasscock, em 1910, chegou a definir o dia 26 de abril como o dia oficial do Estado da Virgínia em homenagem às mães. O gesto do governador estimulou outros representantes a fazerem o mesmo em seus estados, de modo que, nos anos seguintes, várias outras regiões também passaram a ter um dia específico de homenagem às mães. Esse fato, por sua vez, influenciou também o presidente dos Estados Unidos, Woodrow Wilson.

Wilson, orientado diretamente pela própria Anna Jarvis, estabeleceu a proposta de que o Dias das Mães fosse comemorado no segundo domingo de maio. Essa proposta oficializou-se em 1914 e logo se tornou internacional, sendo acatada também por outros países, entre eles o Brasil.

Dia das Mães no Brasil

No Brasil, o Dia das Mães só foi oficializado durante o governo provisório de Getúlio Vargas, em 1932. Mas antes mesmo de sua oficialização, já havia focos de homenagem pelo país, como a comemoração na Associação Cristã de Moços de Porto Alegre, realizada em 12 de maio de 1918.