Acessibilidade
.
.
.
.
.
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras
.
.
.
Notícias por Categoria
CMAS realiza XI Conferência Municipal da Assistência Social
"
Fabrício Evaristo
Técnico em Comunicação
 ,
O Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS) de Rio Bom realizou, na última quinta-feira (08/08), no Centro Social Urbano, a XI Conferência Municipal de Assistência Social, com o tema “Direito do Povo, Com Financiamento Público e Participação Social”. O evento teve o objetivo de analisar, propor e deliberar diretrizes para o aprimoramento do Sistema Único da Assistência Social (SUAS). Estiveram presentes mais de 90 pessoas, entre o prefeito Ene Benedito Gonçalves (PDT), o vereador “Toyota” (PSB), representantes da Secretaria Municipal da Assistência Social, representantes governamentais e da sociedade civil.
 ,
Para fomentar o debate e ampliar as reflexões, a assistente social Vanea de Souza Quevedo Salvarani, de Novo Itacolomi, ministrou palestra sobre o tema e os três eixos que nortearam a conferência: assistência social é um direito do cidadão e dever do estado, política pública tem que ter financiamento público e a participação popular garante a democracia e o controle da sociedade.
 ,
De acordo com Vanea, os cidadãos deveriam participar mais ativamente dos debates que envolvem seus direitos. “A nossa Constituição prevê, na teoria, inúmeros direitos para a assistência social, embora na prática seja diferente. Precisamos entender que devemos estar inseridos nos contextos de luta para garantir direitos já adquiridos durante a história do nosso país”, ressalta a assistente social.
 ,
A diretora municipal da pasta, Margarida Soares Lozano, reforçou a importância da população nesses eventos. “Esses espaços fortalecem a participação social e são oportunos para um debate mais amplo em torno das políticas públicas, a fim de conhecer as demandas da população. Ouvir a população é a garantia da participação e de avanços nessas políticas públicas na assistência social. Além disso, em eventos como este é possível avaliar as ações até aqui realizadas, propor diretrizes e estratégias para avançar cada vez mais”, comentou.
 ,
Após a palestra, foram realizados debates e trabalhos em grupo para a elaboração de propostas para o município, Estado e União. As propostas serão levadas para a XIII Conferência Estadual, em Curitiba, nos dias 30 e 31 de outubro, pelos delegados que representarão o nosso município.
".
.
.
R$ 18,34
.
.