Educação - Sexta-feira, 16 de Março de 2018

"Município adere ao Programa "União Faz a Vida""

Teve início, na manhã desta terça-feira (5), a Semana Pedagógica da rede municipal de ensino de Rio Bom. Neste ano, o município vai apostar na metodologia do Programa “União Faz a Vida”, da cooperativa Sicredi Empresarial PR/SP, um programa sócio-educacional, baseado nos valores e nos princípios do cooperativismo.

De acordo com Thiago Augusto Pereira, 34, Assessor de Programas Sociais da Sicredi Empresarial PR/SP, o intuito é fortalecer a educação no município através da cultura do cooperativismo. “Essa didática tem funcionado há 20 anos e, com as crianças e adolescentes crescendo e aprendendo o município vai poder, a longo prazo, colher os frutos, que são a educação de qualidade e pessoas cooperativistas”, explica.

Para o prefeito Ene Benedito Gonçalves (PDT), o município só tem a ganhar com esse programa. “Temos a oportunidade de dar um salto na educação do município, pois vamos ter cidadãos conscientes e com cada vez mais capacidade de formação de opinião”, argumenta. “É por essa e outras razões que o município abriu as portas para o “União Faz a Vida”, salienta.

O município é o 11° da nossa região de atuação a receber o Programa, sendo o primeiro implantado no Paraná com 100% do investimento advindos de doações de apoiadores. Os projetos com as crianças nas escolas se iniciam a partir do início das aulas e serão desenvolvidos ao longo de todo o ano de 2018.

A semana pedagógica

O evento foi realizado nos dias 5 e 6 de fevereiro, no Centro Social Urbano e contou com a presença de professores, educadores infantis do prefeito Ene, do seu vice Frazinho, vereadores e civis. A abertura do evento contou com a palestra de Eloi Zanetti, ex-diretor de comunicação da Bamerindus e fundador da Fundação Boticário. Atualmente, Eloi atua como consultor do Programa A União Faz a Vida e se disponibilizou como apoiador para abertura do evento. Além disso, a equipe pedagógica do programa realizou uma capacitação com professores e educadores infantis do município.

O evento contou também com a presença do gerente de Marketing do Sicredi, André Alves de Assis. André é nascido e criado em Rio Bom e, um dos responsáveis pela implantação do programa no município. Para ele, é um momento ímpar para o município poder experimentar um novo conceito metodológico de ensino.