Educação - Quarta-feira, 17 de Outubro de 2018

Atleta riobonense é vice-campeão em competição brasileira de Kung Fu

O atleta riobonense de Kung Fu, Valter Cesar Pereira, é vice-campeão do XXIX Campeonato Brasileiro de Kunf Fu “Wushu”, realizado no ginásio de esportes “Moringão”, em Londrina, entre os dias 6 e 9 de setembro. O auxiliar de produção, de 35 anos, representou o município de Rio Bom na modalidade “Shuai Jiao”, na categoria até 82 kg e ficou atrás, apenas, do tetra campeão brasileiro Paulo Medeiros, de Piracicaba, São Paulo.

A vaga para a competição nacional foi conquistada em Apucarana, no campeonato estadual da modalidade, na qual o atleta foi campeão paranaense, na categoria disputada. “Só de fazer parte de campeonatos, a nível de estado e de país, e de representar o município de Rio Bom já me senti um vitorioso. Realizei um sonho de infância”, afirma o atleta.

Valter pratica a modalidade desde os 13 anos de idade. Foi aluno do professor Antônio Marcos da Silva e, hoje, é professor de Kung Fu “Wushu” no distrito de Santo Antônio do Palmital. Segundo o atleta, a arte marcial é utilizada para defesas pessoais e contribui muito para o crescimento pessoal dos atletas. “Poder ensinar o caminho do bem a esses jovens não tem preço. Faço valer o princípio da transmissão de boas práticas”, disse Valter. Além das conquistas, o atleta agora é integrante da Federação Paranaense de Kung Fu “Wushu”.

Para o prefeito Ene Benedito Gonçalves (PDT), esse é um momento histórico para o esporte do município. “Estou muito feliz pela conquista do Valter. Temos um filho de Rio Bom, humilde e trabalhador e que está levando o nome do município para todo o país”, salienta o prefeito.