Educação - Quinta-feira, 23 de Junho de 2016

Rio Bom recebe assessoria sobre Segurança Alimentar Escolar

Da Assessoria

Nesta semana, as nutricionistas Vanessa Daufenback e Natália de Carvalho realizaram no município diversas ações voltadas ao âmbito da Segurança Alimentar Escolar. Elas são integrantes do Centro Colaborador em Alimentação e Nutrição Escolar do Paraná (CECANE-PR), que, em parceria com a Universidade Federal do Paraná (UFPR) e o Fundo Nacional do Desenvolvimento da Educação (FNDE), dão assessoria a todos os municípios do estado.

Os encontros aconteceram na sala de reuniões da Biblioteca Cidadã do município, com a presença do Secretário de Educação, Bruno Maia, de membros do Conselho da Alimentação Escolar (CAE), do nutricionista do município e de representantes dos fornecedores da agricultura familiar.

Na ocasião, as integrantes do CECANE conheceram a metodologia de trabalho usada no Setor de Alimentação Escolar, além de verificar como o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) é executado no Município. A equipe também visitou as escolas do município, fez reuniões com representantes da agricultura familiar, com a equipe do setor de compras e licitações, da contabilidade e do CAE, dando informações importantes sobre as normativas vigentes.

Também, dentro da programação, o município sediou, na quinta-feira (9), a Oficina Regional que contou com diferentes grupos envolvidos na execução do PNAE. Representantes de três municípios da região (Apucarana, Califórnia e Marilândia do Sul) ,participaram desse encontro.

De acordo com o Secretário de Educação, Bruno Maia, a assessoria do CECANE foi importante em todos os sentidos. “Houve uma formação de todos os atores envolvidos nos processos da merenda escolar, através de uma equipe bastante capacitada. Já estávamos caminhando bem neste sentido, porém agora temos informações para continuar avançando”, ressalta Bruno.

CECANE-PR - O CECANE vem atuando com assessoria desde 2006 juntos aos Municípios paranaenses, realizando ações de apoio e melhorias da qualidade de gestão e do controle social do Programa Nacional de Alimentação do Escolar (PNAE).