Educação - Terça-feira, 21 de Novembro de 2017

Odontóloga conscientiza crianças sobre a importância de cuidar da higiene bucal

A odontóloga Dra. Daniela Martinelli esteve no Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) João Paulo II, nesta quinta-feira (19), onde realizou uma ação de orientação de hábitos de higiene bucal e escovação supervisionada com os alunos. A ação faz parte do cronograma de atividades do Programa Saúde na Escola (PSE), que envolve as equipes Estratégia Saúde da Família (ESF) e o Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF).

Na ocasião, a odontóloga apresentou às crianças a diferença entre os “alimentos cariogênicos” dos “não-cariogênicos”, além de ensinar a técnica correta de escovação dos dentes, na qual acompanhou os alunos até o escovódromo.

“Foi uma atividade muito produtiva, pois eu pude perceber que as crianças demonstraram interesse em aprender e praticar uma ação tão importante no nosso dia-a-dia: a higiene bucal”, argumenta.

Daniela destacou ainda a importância do incentivo dado pelos pais e pelas educadoras infantis na escovação diária. “Pude perceber que as crianças já estão habituadas a escovarem os dentes todos os dias após as refeições”, salienta.

Ao final da ação, a dentista distribuiu um livro de atividades didáticas, elaborado por ela própria, sobre hábitos de higiene bucal. Participaram da ação aproximadamente 90 crianças.