Educação - Quarta-feira, 04 de Dezembro de 2019

Prefeitura e Proerd realizam formatura de 42 alunos da rede municipal de ensino

Fabrício Evaristo

Técnico em Comunicação

Quarenta e dois alunos da rede municipal de ensino concluíram este ano o Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd). A formatura foi realizada na noite da última sexta-feira (08/11), na Escola Municipal Monteiro Lobato, com a participação do prefeito Ene Benedito Gonçalves (PSB), representantes da Polícia Militar da Patrulhar Escolar Comunitária, do então presidente da Autarquia Municipal de Educação, Gieverson Rodrigues e do presidente da Câmara.

Desenvolvido por policiais militares junto às turmas do 5º ano, o Proerd orienta os alunos sobre os malefícios das drogas para a saúde e os ensina a resistir às pressões para entrar na criminalidade. “O programa é sustentado por três pilares, que são a família, a educação e a polícia. Por isso, faço questão de agradecer aos pais dos formandos pela confiança na nossa metodologia, à Autarquia de Educação por abrir às portas das escolas e ao instrutor e Sargento Valdemir Firmino Rafael pelo belo trabalho realizado com as crianças”, disse a soldado Aline, cerimonial na ocasião.

O prefeito Ene lembrou que os atuais alunos representam o futuro de Rio Bom. “Nós abrimos as portas das escolas municipais para o projeto da PM porque sonhamos em construir uma cidade livre das drogas e da violência. Os meninos e meninas que participam do Proerd levam esses conhecimentos para o resto das suas vidas.”

Segundo o então presidente da Autarquia Municipal de Educação, Gieverson Rodrigues, o curso é aplicado aos alunos que estão prestes a entrar na adolescência. “No 5º ano, eles já têm maturidade suficiente para refletir e compreender os conteúdos abordados. Além da prevenção às drogas e à violência, o Proerd agrega outros conceitos, como cidadania, cooperativismo, disciplina, empatia e respeito ao próximo,” disse.

Finalizadas as aulas, os estudantes foram convidados a escrever redações com o tema “Caindo na Real”. O melhor texto de cada escola foi premiado com uma bicicleta, cada um, com recursos da prefeitura municipal. “

O Proerd nos ajuda a desenvolver o autocontrole e a tomar decisões com responsabilidade. O bullying também foi um dos assuntos discutidos e aprendemos que não devemos fazer isso com ninguém, pois pode magoar as pessoas,” escreveu Ricardo Antônio da Silva, da Escola Municipal Wilson de Azevedo.