Educação - Quinta-feira, 10 de Outubro de 2019

Rio Bom fomenta economia local

Fabrício Evaristo

Técnico em Comunicação

Na última sexta-feira (20/09), a Prefeitura Municipal promoveu um encontro entre micro e pequenos empresários do município e consultores do Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) Apucarana e Londrina, para fomentar a economia local, por meio do comércio, indústrias e outros ramos. Estiveram presentes mais de 50 pessoas, entre o prefeito Ene Benedito Gonçalves (PDT), secretários municipais, estudantes e comerciantes.

O evento foi conduzido pela consultora Silvana Oliveira, do Sebrae Londrina que ministrou uma palestra sobre “A importância do Comércio Para o Desenvolvimento Local”. De acordo com ela, é necessário que a economia gire no próprio município. “Quando isso acontece, aumenta-se a empregabilidade, a renda e o município pode investir muito mais em saúde, educação, cultura e lazer. Se os munícipes gastam lá fora, quem ganha são os outros municípios”, ressalta.

“Para que isso aconteça, é preciso fomentar o cooperativismo entre os comerciantes, aumentar a competitividade, inovação no ramo, atratividade e oferta de bons produtos. Vários outros municípios, do porte de Rio Bom, conseguiram inovar e se tornarem atrativos para os munícipes e para a região”, salientou Silvana.

Para que isso se torne realidade em Rio Bom, o Sebrae Apucarana, com o apoio da Prefeitura Municipal, vai ofertar consultorias aos micro e pequenos empresários locais. “O nosso município é muito rico e precisamos explorá-lo, para que ele possa gerar emprego e renda para os munícipes e que os nossos produtos possam atrair pessoas de todos os gostos e lugares”, disse o prefeito Ene.

FOMENTO PARANÁ – A prefeitura dispõe do Banco do Empreendedor, uma instituição da “Fomento Paraná”, para dar apoio aos micro, pequenos e médios empreendedores, por meio de empréstimos e intermediação entre instituições de apoio ao desenvolvimento econômico e social do município.