Educação - Terça-feira, 01 de Dezembro de 2020

USF e SAMU apresentaram procedimentos contra afogamento para Grupo de Gestantes

Na tarde dessa quinta-feira (24/09), o grupo de gestantes do município teve uma aula de primeiros socorros sobre o que fazer quando a criança engasga. Cientificamente, denominada como Manobra de Heimlich, é o melhor método pré-hospitalar de desobstrução das vias aéreas superiores por corpo estranho.

A ação foi conduzida pelos socorristas do SAMU, Ivan Martinelli, nosso conterrâneo e com Osvaldo Pardin Leite, coordenador do SAMU em Faxinal. Além de explanar todos os principais cuidados para evitar que a criança se afogue, os socorristas exemplificaram na prática quais as medidas a serem tomadas. “Embora mostramos aqui quais os procedimentos a realizar em casos de afogamento, é sempre bom procurar um médico, mesmo que já tenha se passado o susto”, disse Ivan.

O encontro contou com a presença de várias gestantes e maridos de algumas delas. “Foi tão importante a presença deles nessa tarde, pois, como pais, eles são o braço direito da esposa, sobretudo em momentos tensos como esse que acontecem. O casal que consegue participar juntos de encontros nossos como esses têm a grande chance de passar com mais tranquilidade por cima desses eventos indesejáveis”, disse a enfermeira Rosa Campos.

No final do evento, houve um delicioso lanche, com ode costume nas reuniões das gestantes.

Texto: Fabrício Evaristo, técnico em comunicação