Educação - Quinta-feira, 05 de Outubro de 2017

Rio Bom realiza desfile da Independência com fanfarra e símbolos do país

O município de Rio Bom celebrou, na quarta-feira (6), o Dia da Independência do Brasil de 2017 ao som da Fanfarra Municipal de Marilândia do Sul (FAMA’s) e com símbolos patrióticos. Professores, alunos e funcionários desfilaram com trajes que representam a miscigenada cultura brasileira (figuras folclóricas, estilos de vida) e alguns problemas sociais, entoaram os hinos brasileiro, da Independência e do município e puderam relembrar alguns símbolos que reforçam a ideia de pátria do Brasil.

Segundo a professora da Escola Municipal Carmela Dutra, Ilza Venturini da Silva, o Brasil ganhou muito no dia 7 de setembro de 1922. “Foi o dia que ficamos independentes, cada um seguindo o seu rumo sem depender de Portugal. E hoje, nós precisamos que essa independência aconteça novamente, sem todos estes problemas que estamos passando”, expressou a professora.

“É preciso comemorar essa liberdade por meio da nossa expressão e voltar os nossos olhos à educação, pois é por meio dela que vamos construir um país melhor”, discursou o vice-prefeito Fraziniho (PMDB).

Para o prefeito Ene Benedito Gonçalves (PDT), a data é interessante por que resgata a história do país e ressalta o quanto a independência foi e continua sendo importante para o Brasil. “Um país grande é aquele que comemora as suas datas cívicas, pois é nelas que a sociedade pode fazer a reflexão de uma sociedade mais justa, mais democrática, mais ética. Não podemos deixar que a classe dominante acabe com a nossa motivação e a esperança de dias melhores. Precisamos buscar novamente a capacidade de sonhar, para que possamos oferecer um país digno para os jovens, para os nossos filhos”, enfatizou o vice-prefeito.

O evento foi realizado no centro da cidade, às 14h, e contou com a presença em massa de pessoas de diferentes faixas etárias da população.