Educação - Segunda-feira, 30 de Outubro de 2017

Município promove curso gratuito de acesso à internet e redes sociais

A Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Educação, realizou na noite desta quarta-feira (20) a formatura de 25 (entre 30 e 80 anos) alunos do curso “Internet e Redes Sociais”, oferecido pela Companhia de Tecnologia da Informação e Comunicação do Paraná (Celepar). O curso foi realizado na Biblioteca Cidadã, entre os dias 21 de junho e 14 de setembro, com carga horária de 26 horas.

De acordo com Irenildes Silvestre, gestora da Biblioteca Municipal e instrutora do curso, a Celepar ofereceu uma postila com várias plataformas da web. “Ensinamos aos alunos técnicas de digitação, como navegar na web e a fazer parte de redes sociais”, explica. “Pra mim foi experiência muito bacana, por ser a primeira vez que eu dei esse curso. Pude aprimorar o meu conhecimento de web junto com eles”, completou.

“Gostei do curso todo. Não entendia nada de computação, não sabia nem ligar o computador. Hoje eu sei fazer pesquisa e navego nas redes sociais. Preciso aprofundar um pouco mais e tocar pra frente”, disse o aluno e funcionário público Marcos Paulo da Silva, 42 anos. “É importante estar nas redes sociais por que a gente pode manter o contato com pessoas que estão distantes e até encontrar aquelas que há tempos não a vimos”, salienta.

“Pra mim foi um curso essencial, pois eu aprendi a me virar com esses aparelhos modernos e, assim, posso me distrair bastante. Além de que, todos nós precisamos estar atualizados hoje em dia”, explica a aposentada Nilza do Carmo Marques, 79 anos.

Segundo o prefeito Ene Benedito Gonçalves (PDT), esse curso pôde trazer um benefício muito grande para os participantes. “Hoje vivemos na era digital e, todo o aprendizado é bem-vindo”, explica. “E, através do aprendizado, as pessoas podem descobrir novos horizontes. É por esse e tantos outros motivos que a prefeitura se comprometeu e vai continuar se comprometendo com a promoção desses cursos no município”, salienta.

Para dar continuidade aos cursos, a prefeitura pretende ofertar o Curso Básico de Smartphones nos próximos meses.

Anadir Garutti

Clarice Miguel Verolla