Educação - Terça-feira, 31 de Maio de 2016

Rio Bom realiza a 1ª Conferência Municipal das Cidades

A Prefeitura Municipal de Rio Bom, por meio da Secretaria Municipal de Planejamento, realizou na última quarta-feira (25), a 1ª Conferência Municipal das Cidades, que teve como tema “A Função Social da Cidade e da Propriedade” e como lema “Cidades Inclusivas, Participativas e Socialmente Justas”. O evento foi realizado no Centro Social Urbano, com a presença da vice-prefeita, Maria Novaes (PSB), de funcionários públicos, de populares, de segmentos da sociedade e alunos do Colégio Estadual Dr. Rebouças.

Para dar início aos debates, o assistente social do município de Kaloré, Adriano Finotti palestrou sobre a diversidade de modelos de cidades existentes no país e as suas respectivas dificuldades. Para ele, tais dificuldades que os municípios passam são naturais. “É preciso que nós, enquanto cidadãos possamos caminhar juntos com o município, participando dos conselhos municipais e propondo ideias para o crescimento da nossa cidade”, disse o assistente.

Em seguida, foram formados grupos de debates, que elencaram 12 propostas de desenvolvimento social a nível municipal, das quais 3 vão para a Conferência Estadual em Curitiba, que deve acontecer entre novembro de 2016 e março de 2017. Foram eleitos, ainda, os delegados que irão representar o município na etapa estadual: Olívio Andrade, representando os trabalhadores, José Carlos de Paula, representando o poder executivo, Euclides Benedito, representando os movimentos sociais e Izabel Fraga, representando as empresas e indústrias.

O que foi a Conferência para você?

"Por um lado, tivemos um público bom e participativo, que envolveu todos os segmentos da nossa população. Esse foi um aspecto muito positivo para que os debates pudessem ter sido feitos com qualidade, pensando no desenvolvimento do município como um todo. Por outro lado, poderíamos ter a presença de mais pessoas representando a sociedade civil. Acredito que muitas delas teriam várias outras propostas para “casar” com com as já ,elencadas nesta conferência”. ,MARIA NOVAES, ,vice-prefeita e presidente da comissão preparatória da Conferência.

“Foi um ato importante, por que pudemos debater com pessoas de diferentes idades o futuro do nosso município. É importante também que saibamos que o prefeito e os vereadores apenas nos representam, mas se não houver a participação em conselhos e audiências da nossa parte, enquanto cidadãos, fica mais difícil cobrar deles”. RAFAEL FELIPE DA SILVA, estudante.

“Foi uma Conferência bem dirigida para que os munícipes presentes pudessem entender a importância de nós, população, somarmos as forças com os representantes políticos locais, em prol de melhorias para o município. Porém, ressalto chateada o fato de a maioria das pessoas se ausentarem antes da escolha das propostas para a Conferência Estadual”. IZABEL FRAGA, ,representante das empresas e indústrias.

“Foi um momento importante para a história do nosso município, em que o bom número de pessoas elencaram propostas de desenvolvimento para o município, envolvendo todos os segmentos da nossa população. Porém, a ausência de várias autoridades do município no evento transpareceu a falta de interesse”. ,CLODOALDO DE ANDRADE, funcionário do setor administrativo do PAM.

Conheça um pouco mais sobre a Conferência das Cidades no site: ,http://app.cidades.gov.br/6conferencia/ .