Educação - Segunda-feira, 13 de Novembro de 2017

Prefeitura realiza mutirão de limpeza para prevenir doenças causadas pelo mosquito

A Secretaria Municipal de Saúde, por meio dos Agentes de Combate à Endemias (ACEs) e da Vigilância Sanitária, juntamente com a Secretaria Municipal da Assistência Social, por meio do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) Dr. Zilda Arns Neumann, realizou, nesta terça-feira (20), um mutirão de limpeza de combate ao Aedes Aegitpy, mosquito transmissor de doenças como a dengue, a chikungunya e a zyka vírus. As equipes percorreram todas as ruas da área central do município para eliminar os focos do mosquito.

De acordo o agente de combate a endemias (ACE), Rodrigo Tabor, o evento faz parte da proposta da Semana Nacional de mobilização do setor Saúde, Educação e Assistência Social no combate ao Aedes, decretada pela Sala Nacional de Coordenação e Controle do governo federal. “Entre várias propostas, escolhemos o mutirão, devido ao elevado nível de chuva registrado no município nesses últimos dias”, disse Rodrigo.

Para o prefeito Ene Benedito Gonçalves (PDT), essas ações são de extrema importância, sobretudo para que o município não apresente novas epidemias de dengue, como nos últimos anos.

OUTUBRO ROSA – As equipes envolvidas nesta ação estenderam a campanha contra o mosquito na campanha “Outubro Rosa”, realizada no centro da cidade, na última terça-feira (24). Na ocasião, foram inseridos alguns banners para incentivar a população a ajudar no combate ao mosquito.

MEDIDAS PARA COMBATER A DENGUE - A população deve ajudar a combater o mosquito da dengue através de medidas simples como acondicionando o lixo de maneira correta, colocando areia nas bordas dos pratos de plantas e flores, limpando o bebedouro dos cachorros e gatos, removendo as folhas e galhos que podem entupir as calhas de água, mantendo a caixa de água sempre tampada, limpando lajes e locais que acumulam água e jogando latas, garrafas pets, copos e embalagens plásticas em sacos de lixo fechados.