Administração - Sábado, 11 de Junho de 2016

Rio Bom ocupa 8ª posição no Ranking Estadual da Transparência

Da Assessoria, com informações do G1

Entre os 399 municípios do Paraná, Rio Bom ocupa o oitavo lugar no Ranking Estadual ,dos Portais da Transparência deste ano. Organizado pelo Ministério Público Federal (MPF), o ranking analisa as boas práticas para que os cidadãos consigam ter acesso às informações da administração pública pela internet.

No primeiro ranking, em 2015, Rio Bom havia atingido a média de 5,10, ocupando a 2003ª (segunda milésima terceira) colocação entre os 5.567 municípios. Em 6 meses, o município saltou para a 124ª (centésima vigésima quarta) colocação, atingindo a média de 9,8.

"Esse é o resultado do comprometimento da administração em manter a população sempre informada sobre os gastos públicos do nosso município”, ressaltou o prefeito Moisés Andrade (PSDB).

De acordo com o MPF, foram avaliados portais de 5.567 municípios, 26 estados e o Distrito Federal. Entre os tópicos avaliados estão a disponibilidade nos sites da receita e despesa nos últimos seis meses, ferramenta de pesquisa de conteúdo, íntegra dos editais de licitação e dos contratos firmados, relatório de gestão do ano anterior, e possibilidade de pedidos de informação por meio eletrônico.

Desempenho do Paraná

Segundo o MPF, sete cidades conquistaram a nota máxima: Balsa Nova, Campina do Simão, Campina Grande do Sul, Curitiba, Mercedes, Pinhais e Rio Negro. As cidades de Céu Azul e Santa Cecília do Pavão, por outro lado, tiveram nota zero. Outras 28 cidades não chegaram aos dois pontos.

A média estadual dos municípios também melhorou, passando de 4,22 para 6,10. Com esta pontuação, o Paraná subiu uma posição em relação às demais unidades federativas, ficando na sétima. A nota do site do Governo do Paraná subiu de 6,10 para 8,70.

Confira o desempenho de todas as cidades:

1) ,Cidades do Paraná - http://www.combateacorrupcao.mpf.mp.br/ranking/mapa-da-transparencia/arquivos-pdf/ranking-2a-avaliacao-pr.pdf

2) ,Ranking 2015 - http://www.combateacorrupcao.mpf.mp.br/ranking/mapa-da-transparencia/arquivos-pdf/nacional2.pdf

3) ,Ranking 2016 - http://www.combateacorrupcao.mpf.mp.br/ranking/mapa-da-transparencia/arquivos-pdf/ranking-2a-avaliacao-nacional.pdf