Saúde - Sexta-feira, 11 de Novembro de 2016

"NASF dá início ao segundo ciclo do programa "Saúde no Bairro""

Da Assessoria

A equipe do NASF (Núcleo de Apoio à Saúde da Família) vai dar início aos ciclos temáticos do Programa “Saúde no Bairro”. O segundo ciclo tem início na segunda-feira (21), nos bairros Mulina e Lajeadão, com o tema “A Hora do Chá”, um projeto elaborado pela farmacêutica Mariele Puhl.

Segundo Marieli, “A Hora do Chá” pretende socializar conhecimentos sobre o uso correto de plantas medicinais, sendo um instrumento de informação e orientação, contribuindo para a concretização da integralidade das ações em saúde.

“Através deste programa serão apresentadas as plantas medicinais mais utilizadas pela população, assim como informações sobre formas de preparo e uso, colheita, armazenamento e secagem, bem como os possíveis riscos da utilização inadequada” explicou Mariele. “O uso de plantas medicinais na arte de curar é a forma de tratamento mais antiga do mundo, e geralmente é passada ao longo das gerações”, salientou a farmacêutica.

O projeto elaborado pela farmacêutica, juntamente com a equipe do NASF, tem base na Portaria do ministério da Saúde, nº 971, maio/2006, que aprova a Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC) no Sistema Único de Saúde (SUS) e no Decreto Federal nº 5.813, junho/2006, que instituiu a “Política Nacional de Plantas Medicinais e Fitoterápicas”, a fim de incentivar as pesquisas e de dar diretrizes para implantação de serviços em caráter nacional pelas Secretarias de Saúde dos Estados, Distrito Federal e dos Municípios.