Saúde - Segunda-feira, 11 de Abril de 2022

Prefeitura de Rio Bom lança campanha contra a dengue

A Autarquia Municipal de Saúde (AMS-RB) dará início, nesta terça-feira (12/04), a campanha contra a dengue, a fim de evitar a proliferação do mosquito transmissor da doença, deixar a cidade mais limpa e conscientizar a população sobre as consequências.

O secretário de Saúde, José Andrade, , fez um apelo para que todos se empenhassem, conversassem e conscientizassem bem os riobonenses, a fim de que todos pudessem entender a gravidade da situação e do que o mosquito é capaz de fazer. "Vamos dar continuidade a esse importante trabalho de proteger o nosso município dos danos desse mosquito”, salientou o secretário.

O trabalho consiste em MUTIRÕES de coleta de lixo e de conscientização da população em limpar seus quintais eliminando todo o tipo de reservatório de água parada.

Caso algum munícipe tenha alguma dúvida ou denúncia, favor ligar para o número (43) 3468-1360.

| Criadouros

O Aedes aegypti tem como criadouros os mais variados recipientes que possam acumular água parada, domiciliares e peridomiciliares. Os mais comuns são pneus sem uso, latas, garrafas, pratos dos vasos de plantas, caixas d’água descobertas, calhas, piscinas e vasos sanitários sem uso. A fêmea do mosquito pode, também, depositar seus ovos nas paredes internas de bebedouros de animais e em ralos desativados, lajes e em plantas como as bromélias.

| O que fazer?

• Evite usar pratos nos vasos de plantas. Se usar, coloque areia até a borda,

• Guarde garrafas com o gargalo virado para baixo,

• Mantenha lixeiras tampadas,

• Deixe os tanques utilizados para armazenar água sempre vedados, sem qualquer abertura, principalmente as caixas d’água,

• Plantas como bromélias devem ser evitadas, pois acumulam água.

• Trate a água da piscina com cloro e limpe-a uma vez por semana,

• Mantenha ralos fechados e desentupidos,

• Lave com escova os potes de comida e de água dos animais, no mínimo uma vez por semana,

• Retire a água acumulada em lajes,

• Limpe as calhas, evitado que galhos ou outros objetos não permitam o escoamento adequado da água,

• Dê descarga, no mínimo uma vez por semana, em vasos sanitários pouco usados e mantenha a tampa sempre fechada,

• Evite acumular entulho, pois podem se tornar criadouros do mosquito.

,Orientações gerais

Os vírus que causam a dengue, febre de chikungunya e zika vírus são transmitidos pelo mosquito Aedes aegypti. Elas apresentam sinais e sintomas parecidos, mas têm níveis de gravidade diferentes. Não há tratamento específico. Quanto ao zika vírus, foi identificada uma relação entre o vírus e o surgimento de malformações congênitas em gestantes que contraíram a doença.

Assim, observe o ambiente em que você vive. Eliminar os criadouros do mosquito ainda é a melhor estratégia para evitar essas doenças.

Fonte: ,Prefeitura de Rio Bom