Saúde - Quinta-feira, 06 de Abril de 2017

Enfermeira demonstra técnica contra afogamento de bebês

Da Assessoria

No Grupo de Gestantes dessa quinta-feira (30), a enfermeira Rosana Campos abordou o tema Manobra de Heimlich, uma técnica utilizada para desafogar os bebês, quando se afogam com o leite materno ou ingerem algum objeto qualquer. Na ocasião, Rosana utilizou bonecas para que as futuras mães pudessem aprender na prática a técnica.

“O intuito do encontro de hoje foi orientar as gestantes como proceder, caso o bebê se afogue, o que é muito comum com os recém-nascidos”, explicou a enfermeira. “O desespero, na maioria das vezes, toma conta das pessoas que estão em volta da criança. E nesse desespero, ninguém realiza nenhum procedimento para salvar o bebê ou tirá-lo do sofrimento respiratório”, completou Rosana.

Antes de tudo, é preciso realizar uma escuta para verificar se o bebê está respirando (nesse momento a respiração será ruidosa) / ,Foto: Google

Foto: Google

Como solucionar e evitar os afogamentos?

Em casos deafogamento com o leite materno, os procedimentos são os seguintes:

Foto: Rosana Campos

Se acaso o procedimento acima não tenha sido eficaz, realiza-se a Compressão Torácica: ,

Foto: Rosana Campos

Caso o motivo do afogamento seja um obejto, é necessário realizar esse procedimento:

Foto: Rosana Campos

A enfermeira reforça, ainda, a importância de fazer o bebê bufar para que os riscos de afogamento sejam menores. “Para evitar esses desagrados, coloque o bebê sempre em posição “semi Fowler” (com a cabeça mais alta que o restante do corpo”, explicou Rosana.