Da Assessoria
 ,
A enfermeira Rosana Campos realizou, nesta terça-feira (6), uma capacitação com a equipe os Agentes Comunitárias de Saúde (ACSs) e os Agentes de Combate a Endemias (ACEs) sobre a atualização de informações do e-SUS Atenção Básica (e-SUS AB), uma estratégia do Departamento de Atenção Básica do Governo Federal, para reestruturar as informações de Atenção Básica em nível nacional. A estratégia e-SUS AB faz referência ao processo de informatização qualificada do SUS em busca de um SUS eletrônico.
 ,
Segundo Rosana, a equipe realiza visitas domiciliares, em todas as residências do município, coletando dados sobre agravos e orientando a população com relação à prevenção de doenças. “O objetivo principal da visita domiciliar é levar informação às famílias. Dessa forma, o ACS é o elo de ligação entre munícipe e a Unidade Básica de Saúde”, explicou Rosana.
 ,
O coordenador do programa e-SUS explicou a importância do preenchimento correto das fichas. “Ao realizar as visitas domiciliares, é preciso fazer o cadastro territorial e o individual dos membros da família no programa (e-SUS). Ambos os cadastros tem o objetivo de registrar a atividade de visita ao cidadão ou a outros pontos do território adscrito da equipe da ESF”, ressaltou Clodoaldo.
 ,
“O e-SUS AB está alinhado com a proposta mais geral de reestruturação dos Sistemas de Informação em Saúde do Ministério da Saúde, entendendo que a qualificação da gestão da informação é fundamental para ampliar a qualidade no atendimento à população”, acrescentou Rosana.
 ,
A equipe apresentou ainda as fichas e discutiu os pontos que sofreram alterações segundo a nova versão do e-SUS, como, por exemplo, a inclusão do idoso.
Rio Bom