"
Fabrício Evaristo
Técnico em Comunicação
 ,
O município de Rio Bom foi um dos 5 municípios da 16ª Regional de Saúde, escolhidos pelo governo do estado para implantarem a Rede de Atenção Integral à Saúde do Idoso (Raisi), já que ocupa o segundo lugar entre os município com mais idosos do bloco.
 ,
O programa teve início na última terça-feira (08/10) e vai contar com uma equipe de multiprofissionais da saúde (Médico Geriatra, Enfermeira, Nutricionista, Assistente Social e Fisioterapeuta) que pretende identificar o quadro de saúde dos idosos, por meio de estratificação de vulnerabilidade clínico-funcional.
 ,
De acordo a enfermeira Paula Tavares, haverá um questionário, sobre o quadro atual de saúde, na qual os idosos serão identificados como: 1) Robustos: aquele que tem autonomia de exercer suas atividades diárias, sem o auxílio de outrem, 2) Pré-Frágil: aquele que apresenta algum tipo de fragilidade particular, 3) Frágil: aquele que é totalmente dependente de outrem para realizar as suas necessidades.
 ,
“Esse diagnóstico é necessário para que possamos realizar o trabalho de prevenção de doenças proposto pelo SESA, desde novembro de 2017 e fortalecer essa política pública. Afinal, prevenir doenças é muito melhor que tratar doenças”, salienta Paula.
 ,
Os idosos identificados como “robustos”, terão o acompanhamento com o geriatra em Rio Bom, na qual serão inseridos, posteriormente, em atividades voltadas para melhorar a qualidade de vida dos idosos. Os demais, serão encaminhados e acompanhados no Cisvir de Apucarana.
 ,
Na ocasião, o senhor Otávio dos Santos, 86 anos, foi o idoso convidado a ser referência para a equipe de estratificação. Viúvo, mora sozinho e mostrou muito vigor e autonomia. “Dou graças a Deus por chegar até aqui com saúde e ânimo para realizar as minhas atividades diárias. Envelhecer todos querem, mas com qualidade”, ressalta.
 ,
O geriatra Dr. Rodrigo Pereira realiza estratificação com o sr. Otavio Vieira dos Santos
 ,
POPULAÇÃO IDOSA – De acordo com dados do e-SUS, Rio Bom possui a 2º população mais idosa entre os outros municípios que compõem a 16ª Regional de Saúde, com 24%, atrás apenas de Kaloré. “É por esse motivo que os idosos, e também as crianças, são prioridade para a nossa administração. O nosso município já foi contemplado com o Selo Bronze de Qualidade pelo governo do estado, justamente pelo profissionalismo e o humanismo que a nossa equipe de saúde realiza para toda a população. Estamos sempre em busca de ampliar essa qualidade”, afirma o prefeito Ene Benedito Gonçalves (PDT).
 ,
 ,
"Rio Bom