"
Da Assessoria
 ,
A enfermeira Rosana Campos, da Unidade de Saúde da Família (USF), foi convidada pela Secretaria Municipal de Saúde de Mauá da Serra para expor a sua experiência profissional na 1ª Capacitação da Atenção Primária da gestão 2017-2020 do município, realizada nessa sexta-feira (17). O objetivo do evento foi capacitar as equipes Estratégia Saúde da Família (ESF), Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) e os Agentes de Combate a Endemias (ACEs).
 ,
Com o tema “Fazendo PSF/ESF na Prática”, Rosana compartilhou com o público uma série histórica de suas experiências profissionais bem sucedidas, durante quase 20 anos em saúde pública. “Nós, da área de saúde, sabemos o quanto os recursos financeiros são difíceis e limitados, mas é possível realizar um trabalho de qualidade quando se tem vontade e responsabilidade”, exclamou a enfermeira.
 ,
Rosana enfatizou a importância do trabalho do Agente Comunitário de Saúde (ACS) no município do Rio Bom. “O ACS é o elo de ligação entre a população e o serviço de saúde. Desta forma, nós criamos e implantamos no município o roteiro de orientação da visita domiciliar”, salientou Rosana. "O roteiro tem o intuito de nortear o trabalho prestado no domicílio pelo ACS", completou a enfermeira.
 ,
A enfermeira apresentou também alguns grupos, ofertados pelo serviço de saúde do município. “Nós criamos em Rio Bom os grupos de Hipertensos, de Diabéticos, da 3ª Idade, de Gestante e de Beneficiários do Programa Bolsa Família, a fim de trazer a comunidade para participar desses trabalhos oferecidos”, salientou Rosana. “De acordo com os resultados de exames, cada paciente é atendido individualmente, na qual a equipe organiza um plano de ação para esse paciente, por exemplo, o uso de saquinhos para facilitar o uso de medicamentos contínuo para pessoas com dificuldades visuais”, completou ela.  ,
 ,
Em sua apresentação, Rosana apresentou os três pilares para se realizar um bom trabalho em saúde pública: planejar, executar e avaliar. “Seguindo esses três passos, é possível diminuir o número de consultas médicas e atender o número aceitável de três consultas por habitantes, por ano, do Sistema Único de Saúde (SUS). E, graças a esse trabalho, Rio Bom está dentro dessa meta”, disse Rosana. “Isso só é possível se toda a equipe se empenhar e trabalhar juntos, planejando e executando as ações de forma contínua”, reforça ela.
 ,
 ,
O evento
 ,
A Capacitação foi realizada no Museu do Plantio Direto de Mauá da Serra durante todo o dia. O evento foi aberto pelo Secretário Municipal de Saúde do município, Vilson Miranda, que enfocou a importância de inovar os conhecimentos e realizar um trabalho de qualidade, pensando no bem estar da população.
 ,
O evento contou com a presença de aproximadamente 50 pessoas. Além do Secretário Municipal de Saúde, fizeram-se presentes os representantes da 16ª Regional de Saúde, as equipes ESFs, ACEs, o Diretor da Secretaria Municipal, Wagner Giocondo, a coordenadora do Programa Saúde da Família, Maria Ana Beatriz e o Deputado Estadual Anibelli Neto (PMDB).
"Rio Bom