PAM capacita agentes de saúde para prevenir surtos por DTA

Saúde - Quarta-feira, 29 de Junho de 2016


PAM capacita agentes de saúde para prevenir surtos por DTA

Da Assessoria

 ,

O Pronto Atendimento Médico (PAM) de Rio Bom realizou ontem (28) uma capacitação com os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) sobre prevenção de surtos por doenças transmitidas por alimentos (DTA). A oficina foi realizada na sala de reuniões do PAM, com início às 9h e término às 16h30min.

 ,

O evento teve o intuito de oferecer informações aos ACS’s sobre como tomar os cuidados básicos no preparo, manuseio, armazenamento e refrigeração de alimentos, evitando dessa forma o desenvolvimento de doenças que podem ocasionar, desde diarreias e vômitos, até gastroenterites graves. ,

 ,

No cronograma do evento, vários profissionais da saúde palestraram sobre temas de relevância relacionados à alimentação. O nutricionista Fábio Deziró explicou a importância dos alimentos saudáveis para o bom funcionamento do nosso organismo. A microbiologia dos alimentos foi o tema enfatizado pela farmacêutica e bioquímica Mariele Caroline Puhl. O agente da vigilância sanitária, Nelson Eloy, destacou a importância de garantir alimentos de qualidade ao consumidor. A técnica da vigilância epidemiológica, Clebiane Pereira, falou sobre a importância de se notificar surtos de doenças transmitidas por alimentos (DTA).

 ,

A última palestra foi proferida pela enfermeira Rosana Campos. Para ela, “o ACS  ,é um agente importante na prevenção de surtos por DTA, pois ele visita todos os domicílios mensalmente”. Ao final do evento, a equipe apresentou um folder informativo, que será entregue aos domicílios, com o intuito de informar a população sobre os cuidados básicos de prevenção de surtos por DTA.

Prefeitura Municipal


Rio Bom