"Icterícia Neonatal foi tema de "Grupo de Gestante""

Saúde - Quinta-feira, 02 de Fevereiro de 2017


Da Assessoria

 ,

No “Grupo de Gestantes” dessa quinta-feira (2), a enfermeira Rosana Campos abordou o tema “Icterícia Neonatal”, uma doença que altera a coloração dos olhos e da pele do recém-nascido. Segundo a medicina, a doença não oferece grandes riscos, desde que ela seja controlada.

 ,

De acordo com Rosana, a Icterícia acontece devido ao aumento do bilirrubina no sangue, um pigmento amarelo, fabricado naturalmente pelo organismo. “Da mesma forma que outras substâncias, ele é produzido, naturalmente pelo organismo, como o resultado do rompimento das células vermelhas no sangue, que vivem por um curto período de tempo”, explicou a enfermeira.

 ,

Na maioria dos casos, a Icterícia desaparece espontaneamente ou depois de mudanças na frequência da amamentação. Isso pode ocorrer quando o bebê mama poucas vezes ao dia, tendo maior dificuldade para excretar a bilirrubina pelas fezes. “Por isso é importante que o aleitamento materno seja frequente”, alertou Rosana. “Colocar o bebê no sol antes das 10h e no final da tarde é um bom remédio também”, completou ela.

 ,

O grupo foi realizado na Sala de Reuniões da Unidade de Saúde da Família (USF), ás 14 horas. Cinco gestantes participaram da 3º reunião do ano com o grupo. O grupo é realizado todas as quintas-feiras, com gestantes já cadastradas no sistema do Sisprenatal.

Prefeitura Municipal


Rio Bom