APAE comemora Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla

Educação - Quinta-feira, 05 de Outubro de 2017


APAE comemora Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla

Da Assessoria

 ,

A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Rio Bom realizou, entre os dias 21 e 25 de agosto, uma série de atividades recreativas e rodas temáticas de debates para comemorar a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla. O evento reuniu representantes de vários segmentos da sociedade (instituições de ensino, funcionalismo público, políticos, comerciantes, a sociedade civil entre outros).

 ,

“Essa semana é uma oportunidade para mostrarmos à comunidade o trabalho que realizamos com os alunos. Muitas vezes, ele fica somente na escola” explica a diretora da APAE, Cecília Fracassi Batista de Oliveira. “Essa é, também, uma chance para que as pessoas possam fazer uma reflexão sobre o cotidiano de pessoas com deficiência intelectual e múltipla”, completa.

 ,

A assistente social do município, Eurides Augusta Bueno, ampliou os debates com a palestra “O papel da assistente social na inclusão social da pessoa com deficiência intelectual e múltipla”. Para ela, “o papel, nada mais é que, garantir que essas pessoas com deficiência, tenham asseguradas a inclusão social e a cidadania, com condições de acesso à educação, à saúde e estabelecer punições pra quem tem atitudes discriminatórias com esse público”.

 ,

Eurides ressalta também que, “nós, como cidadãos, devemos cobrar das autoridades que esses direitos das pessoas com deficiência saiam do papel, com ações concretas e, que tragam a esse publico o respeito e a dignidade”, salienta.

 ,

De acordo com o prefeito Ene Benedito Gonçalves (PDT), “a prefeitura oferece todo o suporte necessário que a APAE necessita, pois sabe e reconhece o importante trabalho que a instituição realiza com os alunos. Além de transportarmos os alunos das zonas rural e urbana, estamos correndo atrás de recursos, através das autoridades competentes que possam nos auxiliar”.

 ,

Durante os cinco dias de comemoração, foi montada uma exposição com os artesanatos, pinturas e alguns painéis ilustrativos, todos desenvolvidos pelos alunos. Para a artesã Cleide Reis, é um trabalho muito primoroso. “Tudo isso prova que pessoas com deficiência intelectual são tão capazes de produzir bons frutos quanto as pessoas ditas normais”, argumenta.

 ,

Além desse evento, a instituição já realizou outros eventos durante o ano, a fim de possa haver integração com a comunidade em geral. “A comunidade se torna parte da instituição, quando conhece e apoia o trabalho da APAE”, finaliza a diretora.

 ,

Prefeitura Municipal


Rio Bom