Fundo Social de Solidariedade - Quinta-feira, 13 de Outubro de 2022

Rio Bom realiza IX Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente

Conferência Municipal dos direitos da criança e do adolescente

No dia 29 de setembro foi realizada a IX Conferência Municipal dos direitos da criança e do adolescente do município de Rio Bom.
Este ano com o tema: “A situação dos direitos humanos de crianças e adolescentes em tempos de pandemia pela covid-19: violações e  vulnerabilidades, ações necessárias para reparação e garantia de políticas de proteção integral, com respeito à diversidade”.

A conferência foi organizada pelo CMDCA( Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente), juntamente com a Secretaria Municipal de Assistência Social e teve como  objetivo dessa conferência é promover ampla mobilização social nas esferas municipal, estadual/distrito federal e nacional para refletir e avaliar os reflexos da pandemia da Covid-19 na vida das crianças, adolescentes e de suas famílias e para a construção de propostas de ações e políticas públicas que garantam os seus direitos no contexto pandêmico e pós-pandemia.

O evento contou coma presença de autoridades municipais e da chefe do escritório regional da SEJUF - secretaria estadual da justiça, família e trabalho -SEJUF na pessoa da Márcia  de Souza.
o Grêmio estudantil do Colégio do Campo Dr. Rebouças também se fez presente na conferência e agregou aos trabalhos de grupo.

O prefeito Moises ilustrou a importância do evento e da alegria dos eventos estarem novamente acontecendo após o triste período pandêmico que assolou o mundo e enalteceu a presença dos adolescente.

A gestora da política da criança e do adolescente, senhora Maria Aparecida Novaes ressaltou que  nesse contexto pós pandemia é muito importante  refletir e avaliar os reflexos da pandemia da Covid-19 na vida das crianças, adolescentes e suas famílias.

O presidente do CMDCA, Delfrásio José Pereira  frisou que é urgente e necessário pensar em estratégias de realização de ações e atividades que contemplem o fortalecimento dos vínculos por meio de competências socioemocionais que buscam propiciar à capacidade do indivíduo de expressar suas emoções e construir relacionamentos e comportamentos socialmente .
Nas palavras da adolescente Kauanni parra maia, atual presidente do grêmio estudantil, “muitas crianças e adolescentes vivem a síndrome da gaiola, ou seja o efeito pós pandemia na saúde mental, o sofrimento mental de quem ficou confinado dentro de casa por quase dois anos durante a pandemia pode causar efeitos diferentes em cada um e começa a aparecer não apenas em adultos, mas em crianças e adolescentes também.”

A abertura do evento foi realizada  a apresentação cultural com a participação dos alunos  do CMEI – Centro Municipal de Educação Infantil: João Paulo II  com  a apresentação da música: “banho de lua”  e a coreografia ensaiada pelas professoras: Erika Ferreira; Zoete de Souza Silva; Érika Fonseca; Ivone Rodrigues Fernandes.
A palestra magna foi ministrada pela psicanalista e hipnoterapeuta Ericksoniana  , Cristina Ferrari que ministrou sua fala sobre o tema da conferência.