Meio Ambiente e Agricultura - Terça-feira, 11 de Julho de 2017

Prefeito participa de premiação de agricultores municipais em evento regional de agricultura

Da Assessoria, com informações da Prefeitura Municipal de Apucarana

O prefeito Ene Benedito (PDT), o secretário municipal de agricultura e meio ambiente, agrônomos da Emater e alguns agricultores do município participaram, nesta segunda-feira (5), no auditório do Campus Apucarana da Universidade Estadual do Paraná (Unespar), do evento de divulgação do Programa Integrado de Conservação de Solo e Água (Prosolo), um projeto que tem como objetivo principal atualizar o banco de dados sobre os solos no Brasil. Na ocasião, os agricultores foram premiados no 1º Concurso Prosolo pela conservação dos solos de suas propriedades.

Segundo o secretário municipal de agricultura e meio ambiente, Anderson Santos, técnicos agrícolas avaliaram as propriedades e premiaram as mais conservadas. “O intuito é incentivar o produtor a cultivar melhor os solos de suas propriedades, mostrando a outros produtores que é possível produzir com qualidade e quantidade, sem alterar a fertilidade do solo”, destacou Anderson.

Foram três categorias de premiação:

1) 0 a 10 Alqueires (HA):

1º Lugar: Regina Helena Da Silva e Paulo Inácio Da Silva – 95 pontos,

2º Lugar: Valdecir Juliani e Márcia Deziró Juliani – 90 pontos,

3º Lugar: Francisco Solano De Oliveira e Ana Maria Das Dores Oliveira – 85 pontos,

2) 10 a 50 Alqueires (HA):

1º Lugar: Benedito Luiz Gonçalves e Nilza Maria Bento Gonçalves – 110 pontos,

2º Lugar: Idacir Felipeto e Alzira Marques Felipetto – 90 pontos,

3º Lugar: Edmar Ribeiro Romero e Silvana Rodrigues Da Silva Romero – 80 pontos.

3) Acima de 50 Alqueires (HA):

1º Lugar: Gustavo Gregório Da Silva e Vanessa Grasiela Deziró – 110 pontos,

3º Lugar: Ilseu Mazzutti e Rosangela Erli Rech Mazzutti – 85 pontos.

O evento contou, também, com entidades e lideranças agropecuárias do Paraná. Para o secretário Estadual da Agricultura e Abastecimento (Seab), Norberto Ortigara, um dos objetivos do programa é recuperar áreas rurais com erosão, problema que voltou a aparecer com força nas propriedades nos últimos anos. “O Paraná é pioneiro e referência no manejo do solo e da água, mas com o avanço da tecnologia muitas técnicas importantes foram sendo deixadas de serem aplicadas. O Prosolo vem para dar uma sacudida, mostrar que quando a gente faz o dever de casa produz-se mais e melhor do que quando não se faz. Um solo bem conservado significa mais fertilidade, menos custos e maior produção. Por outro lado, quem não faz bem feito o dever de casa vai ter prejuízo, recorrendo aos bancos para comprar adubos químicos visando recuperar o que não cuidou”, comparou Ortigara.

O encontro Prosolo foi uma promoção do Governo do Paraná, através da Secretaria de Estado da Agricultura, em parceria com o núcleo regional da Seab, Faep, Emater, Ocepar, Amuvi, Adapar, Prefeitura de Apucarana, Cocari, Cocamar, Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, Rotary Internacional e sindicatos rurais.