Meio Ambiente e Agricultura - Segunda-feira, 09 de Outubro de 2017

Prefeito recebe coordenadoria regional do IBGE em seu gabinete

A coordenadoria regional do Instituto Brasileiro de Geografia Estatística (IBGE) visitou o gabinete do prefeito Ene Benedito Gonçalves (PDT), na manhã desta terça-feira (3), para dar início aos trabalhos relativos ao Censo Agro 2017, um levantamento de dados sobre a produção agropecuária, florestal e aquícola brasileira.

De acordo com Berenildo Fernandes Chagas, chefe de agência do IBGE Apucarana, a pesquisa pretende investigar informações em cerca de 5,3 milhões de estabelecimentos agropecuários em todos os municípios brasileiros, levantando informações sobre agricultura, extração vegetal, silvicultura, criação de animais de grande, médio e pequeno porte, aquicultura, criação de abelhas, criação de bicho-da-seda, beneficiamento e transformação de produtos agropecuários.

“Serão coletados dados, através de preenchimento de questionário eletrônico, sobre o total de estabelecimentos e o que produzem, utilização de pessoal e mão de obra, caracterização do produtor, distribuição e uso de terras, entre outros dados do setor, referidos ao período de 1º de outubro de 2016 a 30 de setembro de 2017 para Brasil, Grandes Regiões, Unidades da Federação, Mesorregiões, Microrregiões e Municípios.

Na ocasião, foi instalada ainda a Comissão Censitária, com membros do município, para realizar as pesquisas. “Esse levantamento é muito importante para o município, pois ele é um dos requisitos de repasse do Fundo de Participação dos Municípios (FPM)”, salienta Berenildo. “Para o IBGE, é de extrema importância que essas informações sejam atualizadas, tendo em vista que o último censo foi realizado em 2007”, completa.

Para o prefeito Ene Benedito Gonçalves (PDT), “essa pesquisa vai auxiliar a Secretaria Municipal de Agricultura e a Emater no levantamento de propriedades produtivas do município. Essa é, também, uma maneira de a Prefeitura Municipal fomentar o aumento da renda familiar, por meio de eventos, compra direta da agricultura familiar, entre outros”, reforça.

A divulgação de resultados preliminares, sobre quantidade e área total dos estabelecimentos agropecuários, utilização das terras, tratores, pessoal ocupado, efetivos da pecuária e produção animal está prevista para 2018, bem como a divulgação de resultados definitivos.